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Somos uma produtora digital focada em resultados reais e mensuráveis.

Utilizamos o meio digital como grande fonte de aquisição de clientes e novas oportunidades para o seu negócio.

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Glossário de Marketing Digital – o que você precisa saber

Para você que acaba de entrar ou tem interesse em começar uma vida de negócios on-line pode ser um pouco difícil lidar com os termos e nomes que surgem a toda hora. Por isso, decidimos criar um glossário de marketing digital.

Glossário de Marketing Digita - por Marketing X Digital

Glossário de marketing digital

Esperamos que este material possa servir de consulta e retirar todas as dúvidas que você ainda tenha.

Vamos lá.

AIDA

A sigla está relacionada com o que você pretende fazer na internet e a sua relação com o consumidor.

Atenção, interesse, desejo e ação são os momentos pelos quais o cliente passa antes de finalmente chegar ao fim do funil de vendas e realizar uma compra.

Autoridade do site

Os buscadores como o Google têm parâmetros para decidir qual site aparecerá primeiro quando é feita uma pesquisa.

A autoridade do site (da página ou do domínio) se alcança quando o conteúdo é reconhecido como relevante (em virtude de seu reconhecimento pelos internautas) e passa a ocupar as primeiras posições.

Canais

Pode-se chegar aos clientes de várias formas. Os meios são chamados de canais.

Assim, e-mail, redes sociais, banners, blogs e afins são todos canais pelos quais a marca se comunica com os clientes.

Conversão

Conversão é o momento em que você consegue transformar o internauta em um potencial consumidor do produto que você oferece.

Isso pode se dar com a realização de uma compra efetiva, ou com o preenchimento de um formulário ou o cadastro de e-mail para receber mais informações, por exemplo.

Quando você não tem visibilidade online, está literalmente deixando dinheiro na mesa.

Custo de Aquisição de cliente – CAC

É a métrica pela qual você pode contabilizar quanto está gastando para conseguir um cliente efetivo.

Com isso é possível trabalhar o orçamento e adequar estratégias.

E-book

Um e-book nada mais é que um livro eletrônico.

No nosso contexto, de marketing aplicado na web, o e-book será um material que trata de maneira mais aprofundada do tema que se deseja trabalhar.

Ele precisa ser maior que um post de blog, por exemplo, e tem conteúdo mais denso.

Engajamento

O engajamento está ligado ao retorno e a movimentação que o conteúdo causa nos usuários.

Assim, pode ser medido pela quantidade de curtidas, respostas, cliques, comentários e etc.

Formulário de conversão

É o meio que você utiliza para cadastrar os interessados.

Esse campo é preenchido em troca de algo, como um e-book ou um cadastro para newsletter.

Funil de vendas

O funil de vendas pode ser definido como uma pirâmide invertida, dividida horizontalmente em três partes.

No topo da pirâmide invertida estão os materiais mais introdutórios.

Os materiais vão ficando mais específicos e complexos conforme se desce até a ponta do funil.

Também pode ser definido com as siglas Tofu (topo do funil), Mofu (meio do funil) e Bofu (fundo do funil).

Imbound Marketing

É focado na atração de clientes, visando ganhar a confiança deles e converter esse relacionamento em vendas.

Com base na criação de conteúdo, busca-se criar um atrativo para que os clientes venham até a empresa.

O conteúdo relevante deve se somar a outras estratégias, para atingir corretamente o público-alvo.

Glossário de Marketing

Landing Page

Este é o termo que se aplica a qualquer página que possa servir de porta de entrada para o seu site.

No caso do marketing digital, ela comumente é utilizada com o formulário para conversão, pois a ideia é a conversão em leads.

Lead

Lead é o nome que se dá para aquela pessoa que deixou seus dados no formulário de conversão e, agora, pode ser considerada como um cliente em potencial.

Agora essa pessoa saiu do nível inicial de consciência e entrou no funil de vendas e, por meio de estratégia e conteúdos, você vai direcioná-la até a compra efetiva de um produto.

Link Building

É o nome que se dá ao processo de conseguir que haja direcionamento, por outros sites, para o seu, por meio de links.

Quando um site de conteúdo relevante redireciona a outro, isso te ajuda a conseguir mais autoridade.

Mas cuidado, o google costuma penalizar os links considerados irrelevantes.

Marketing de conteúdo 

É a ideia principal por trás da utilização de conteúdos relevantes em um site, com a intensão de gerar tráfego e atrair o público-alvo. Veja mais em detalhes nesse texto.

Nutrição de Leads

Esta é a técnica adotada exatamente para alimentar a rede de leads criada, de modo a conduzir os potenciais clientes ao fim do funil de vendas e aproximá-los da compra efetiva.

Palavra-chave

O termo está associado a ideia central do texto postado na internet.

A ideia é aproximar o internauta daquilo que ele procura, oferecendo o melhor sobre o assunto que abarca determinada palavra, ou palavras.

Também está associado à forma com que os internautas buscam pelos assuntos no Google.

Segmentação de leads

A ideia é não colocar todos os seus leads (clientes em potencial) juntos.

A base de dados pode ser segmentada, de modo que clientes de uma determinada região podem receber um conteúdo, enquanto que outros podem receber outro.

SEO

Em inglês Search Engine Optimization (otimização para buscadores), define as técnicas aplicadas para melhorar o desempenho de um site nos mecanismos de busca.

Está muito presente na forma como o conteúdo é produzido (escrita) como no desenvolvimento do site.

Taxa de conversão

Todo trabalho de venda tem que ser embasado em resultados.

A taxa de conversão é a porcentagem de visitantes do seu site que foram convertidos em leads, ou seja, que se cadastraram de alguma forma para receber mais informações.

Tráfego orgânico

Tráfego orgânico é o nome que se dá aos internautas que chegam até o seu site de forma natural, sem que você precise desprender dinheiro para investir em propaganda ou redirecionamento.

Web Analytics

É a ação de coletar dados de seu site para, depois, avaliar suas decisões e iniciar ações visando melhorias.

Funciona muito bem para analisar o comportamento dos visitantes no site ou em outros canais digitais.

Webinar

Webinar é o nome que se dá a uma palestra, seminário, aula ou debate, disponibilizado gratuitamente ao seu público.

Pode ser gravado ou ao vivo.

Esperamos que você tenha gostado do nosso glossário de marketing digital e que agora seja mais fácil para você entender como funciona o marketing na web. Vamos atualizá-lo de tempos em tempos, com o intuito de maximizar o entendimento sobre todos esses termos.

Oto Alvarenga

Oto Alvarenga

Empreendedor, Especialista em Marketing Estratégico e Fundador da Marketing X Digital®

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