Em praticamente todo texto a respeito de negócios e do novo consumidor, vamos encontrar informações a respeito da importância do marketing de conteúdo para os dias de hoje.
Toda esta atenção a este tema não é para menos. Empresas que não investirem neste tipo de estratégia podem estar “deixando dinheiro na mesa”, clientes e até a longevidade do seu negócio.
Como disse Bill Gates:
“Em alguns anos vão existir dois tipos de empresas – as que fazem negócio pela Internet e as que estão fora dos negócios”.
O motivo? Vivemos na era da informação, da internet e da busca.
Já se foi o tempo em que a publicidade tradicional ditava as regras entre consumidor e marcas. Agora, quem tem o poder de escolher, procurar e decidir o que quer, é o cliente e, por isso, ele se mune de todo o conteúdo possível antes de tomar qualquer decisão de compra.
Inclusive, se você faz marketing apenas no mundo offline, fique ligado porque você pode até estar levando clientes para o seu concorrente… mas isso falamos noutro artigo! =]
Voltando…
por isso, já passou da hora de começar a prestar mais atenção na forma como sua empresa se comunica com o mercado. Como apresenta o seu posicionamento e quais são as ferramentas que tem utilizado na hora de captar e manter clientes.
Pensando nisso, separamos aqui as informações mais relevantes a respeito do marketing de conteúdo e os motivos pelos quais você deve apostar nesta estratégia agora mesmo.
A seguir, saiba o que você sempre quis saber, mas ninguém te contou. Veja só:
1. O marketing de conteúdo permite expandir os seus limites
Já se foi o tempo em que as empresas precisavam manter seus negócios em suas praças e para expandir, bastava investir em publicidade local, pontos de venda e equipes de vendedores. Com o marketing de conteúdo na internet, sua marca e empresa vão mais longe, alcançando novos mercados e conseguindo resultados expressivos (Veja um de nossos cases).
2. Um bom conteúdo gera fidelidade
Como quem tem a informação passa a ter mais valor na mente do consumidor, aquelas marcas que desenvolvem um marketing de conteúdo de qualidade, focado e inédito, conseguem manter os clientes sempre por perto, sem correr grandes riscos.
3. Sua marca pode se tornar referência
Um dos fatores mais importantes do marketing de conteúdo é a possibilidade de se tornar uma marca-referência; aquele que é procurado quando surge uma dúvida dentro de sua área de atuação.
Afinal, aquele que demonstra conhecer mais profundamente o assunto e o faz com segurança, se torna mais confiável para o público.
4. Ajuda a construir um posicionamento estável
A construção de um posicionamento claro e estável era um trabalho árduo e que levava muito tempo. Isso sem falar no custo e nos profissionais envolvidos no processo.
Nos dias de hoje, o marketing de conteúdo consegue este objetivo de forma muito mais rápida, econômica e eficiente – tudo o que um gestor e empreendedor mais deseja para sua empresa.
5. Colabora para um investimento mais eficaz
Ao invés de investir alto em publicidade tradicional e nos canais que garantem uma comunicação de via única (quer normalmente querem apenas vender!), o marketing de conteúdo permite um alcance de mercado vasto, em pouco tempo e o melhor, gastando muito menos de sua verba de comunicação.
Além disso, permite uma troca de experiências, entre consumidor e marca, facilitando inclusive a criação de novas ofertas de produtos, serviços e melhorias.
Assim, sobra mais tempo para investir no que realmente importa para seu negócio crescer, como no ponto de venda, no capital humano e até na expansão para novos mercados.
6. Acelera o processo de decisão
Pesquisadores do comportamento do consumidor sabem o quanto o marketing de conteúdo pode acelerar o processo de compra. Afinal, quando uma marca ajuda seu cliente a compreender o problema e ao mesmo tempo entrega uma solução viável, ele percebe que não é preciso buscar por concorrentes ou outras maneiras de atender à uma necessidade.
Isso sem falar que o marketing de conteúdo pode inclusive sugerir problemas que nem o cliente sabia que existiam, com soluções que somente o detentor desta informação é capaz de entregar.
Além de todas estas vantagens, o marketing de conteúdo ainda ajuda a captar dados para futuras campanhas e ações mais direcionadas, através da troca de e-mails ou da abertura de canais de contato, como é o caso dos comentários em blogs por exemplo.
Mas para que isso tudo seja realmente conquistado, é preciso fazer um planejamento cuidadoso e apostar em um marketing de conteúdo realmente qualificado, focado nos resultados e na jornada do cliente ideal.
Agora que você já sabe de tudo isso, mãos à obra!
Comece a produzir seu conteúdo e aumente as possibilidades do seu negócio, e se precisar de auxílio, entre em contato conosco.