Em praticamente todo texto a respeito de negócios e do novo consumidor, vamos encontrar informações a respeito da importância do marketing de conteúdo para os dias de hoje.
E toda esta atenção a este tema não é para menos. Empresas que não investirem neste tipo de estratégia podem estar perdendo dinheiro, clientes e até a longevidade do seu negócio.

O motivo? Vivemos na era da informação, da internet e da busca.

Já se foi o tempo em que a publicidade tradicional ditava as regras entre consumidor e marcas. Agora, quem tem o poder de escolher, procurar e decidir o que quer, é o cliente e, por isso, ele se mune de todo o conteúdo possível antes de tomar qualquer decisão de compra.

Por isso, já passou da hora de começar a prestar mais atenção na forma como sua empresa se comunica com o mercado. Como apresenta o seu posicionamento e quais são as ferramentas que tem utilizado na hora de captar e manter clientes.

Pensando nisso, separamos aqui as informações mais relevantes a respeito do marketing de conteúdo e os motivos pelos quais você deve apostar nesta estratégia agora mesmo. A seguir, saiba tudo aquilo que você sempre quis saber, mas ninguém te contou. Veja só:

1. O marketing de conteúdo permite expandir os seus limites

Já se foi o tempo em que as empresas precisavam manter seus negócios em suas praças e para expandir, bastava investir em publicidade local, pontos de venda e equipes de vendedores. Com o marketing de conteúdo na internet, sua marca e empresa vão mais longe, alcançando novos mercados e conseguindo resultados inacreditáveis (Veja um de nossos cases).

2. Um bom conteúdo gera fidelidade

Como quem tem a informação passa a ter mais valor na mente do consumidor aquelas marcas que desenvolvem um marketing de conteúdo de qualidade, focado e inédito, conseguem manter os clientes sempre por perto, sem correr grandes riscos.

3. Sua marca pode se tornar referência

Um dos fatores mais importantes do marketing de conteúdo é a possibilidade de se tornar uma marca-referência; aquele que é procurado quando surge uma dúvida dentro de sua área de atuação. Afinal, aquele que demonstra conhecer mais profundamente o assunto e o faz com segurança, se torna mais confiável para o público.

Modelo de Marketing de Conteúdo - via site Renato Mendes
Imagem: site RenatoMendes.com

4. Ajuda a construir um posicionamento estável

A construção de um posicionamento claro e estável era um trabalho árduo e que levava muito tempo. Isso sem falar no custo e nos profissionais envolvidos no processo. Nos dias de hoje, o marketing de conteúdo consegue este objetivo de forma muito mais rápida, econômica e eficiente – tudo o que um gestor e empreendedor mais deseja para sua empresa.

5. Colabora para um investimento mais eficaz

Ao invés de investir alto em publicidade tradicional e nos canais que garantem uma comunicação de via única, o marketing de conteúdo permite um alcance de mercado vasto, em pouco tempo e o melhor, gastando muito menos de sua verba de comunicação.

Além disso, permite uma troca de experiências, entre consumidor e marca, facilitando inclusive a criação de novas ofertas de produtos, serviços e melhorias.

Assim, sobra mais tempo para investir no que realmente importa para seu negócio crescer, como no ponto de venda, no capital humano e até na expansão para novos mercados.

6. Acelera o processo de decisão

Pesquisadores do comportamento do consumidor sabem o quanto o marketing de conteúdo pode acelerar o processo de compra. Afinal, quando uma marca ajuda seu cliente a compreender o problema e ao mesmo tempo entrega uma solução viável, ele percebe que não é preciso buscar por concorrentes ou outras maneiras de atender à uma necessidade.

Isso sem falar que o marketing de conteúdo pode inclusive sugerir problemas que nem o cliente sabia que existiam, com soluções que somente o detentor desta informação é capaz de entregar.

Além de todas estas vantagens, o marketing de conteúdo ainda ajuda a captar dados para futuras campanhas e ações mais direcionadas, através da troca de e-mails ou da abertura de canais de contato, como é o caso dos comentários em blogs por exemplo.

Mas para que isso tudo seja realmente conquistado, é preciso fazer um planejamento cuidadoso e apostar em um marketing de conteúdo realmente qualificado e focado nos resultados.

Agora que você já sabe de tudo isso, mãos à obra! Comece a produzir seu conteúdo e aumente as possibilidades do seu negócio. Se precisar de auxílio, entre em contato conosco, basta preencher o formulário abaixo!