Você já deve ter ouvido falar muito sobre a importância de ter visibilidade online.
Deve concordar com a premissa de que ter visibilidade online é essencial para o seu negócio, uma vez que a sua marca precisa estar presente onde está presente o seu público, seu target, sua persona.
Mais que ter visibilidade online, é preciso, no entanto, que ela seja transformada em negócios, ou que, ao menos, ela auxilie na obtenção dos resultados estratégicos buscados pelo seu negócio.
O Inbound Marketing
Você deve, também, ter ouvido falar muito de Inbound Marketing.
Essa disciplina é parte do manancial tático aplicado à promoção de sua marca, sua empresa e seus produtos. Consiste em duas frentes:
- Fazer, através das técnicas de SEO, com que as pessoas encontrem a sua empresa online (seu site, por exemplo).
- Nutri-las com conteúdo que crie nelas uma afinidade com sua marca, que lhe permita retê-las numa espécie de relacionamento e criar oportunidades de negócios.
A promessa do Inbound Marketing (o marketing de conteúdo está inserido aqui) é abrir caminho para que seu negócio possa tirar o máximo proveito de sua presença online para auxiliá-lo a obter os melhores resultados, qual seja: vendas e lucro.
Se você ouviu que o Inbound Marketing é uma ferramenta poderosa para você comunicar e promover sua empresa, não ouviu nada mais que a verdade.
O Inbound é responsável pelo maior número de acessos aos sites na atualidade.
Visibilidade não é tudo
“Acessos” significam “visibilidade online”? Sim, mas visibilidade não vende, cria oportunidades.
Imagine que uma empresa gaste uma fortuna com publicidade televisiva, atingindo milhões de pessoas.
Se ela é uma empresa que atua na área de consumo de massa está fazendo a coisa certa, mas o que acontece, por exemplo, se os produtos dessa mesma empresa não estão visíveis nos pontos de venda, se falta produto nas prateleiras das lojas, se ela comunica uma ação promocional e quando chega no ponto de venda os atendentes não foram avisados, se ela atende mal as reclamações, etc.?
Se trouxermos tudo isso para o universo do Marketing Digital, teremos o mesmo quadro. Visibilidade não é tudo. Você pode atrair mil usuários para a sua página e não converter nenhum em cliente, assim como pode atrair cem usuários e converter três.
O que é melhor?
Melhor seria se você atraísse mil usuários e conseguisse converter trinta vendas. Percebe que são coisas que estão alinhadas? Ótimo, mas o que fazer para converter esses usuários em clientes?
É preciso fazer Marketing
É onde entra na história a palavrinha mágica: o “Marketing”. Não se iluda achando que ao fazer Inbound Marketing você estará fazendo Marketing.
Mesmo para fazer um bom Inbound Marketing, não basta atrair o consumidor para a sua página.
Quantas pessoas veem um título no mecanismo de busca e entram na página curiosos, deixando-as em seguida para nunca mais voltar, porque o conteúdo encontrado em nada serviu para lhe cativar? Você mesmo já deve ter passado por essa situação.
Para falar a verdade, o próprio algoritmo do Google leva em conta a interação do usuário com a página para classificá-la. No dia 1 de agosto, houve nova mudança do algoritmo, melhorando e piorando a classificação de diversas páginas. Entre os critérios que levaram a essa reviravolta estão a credibilidade da fonte e a abrangência dos conteúdos entregues por esses sites.
Pois mesmo os sites que se enquadram nessas exigências e serão beneficiados por essas mudanças não estão garantidos no que diz respeito à obtenção dos resultados estratégicos buscados.
Por que? Porque precisam ter uma política de conversão de consumidores em clientes.
Não basta ter visibilidade online, é preciso transformá-la em resultados e isso só é possível se você desenvolver certos requisitos de Marketing (Nós da Marketing X Digital podemos ajudar nisso):
- Respeito à identidade visual da marca;
- Utilização da experiência do usuário para obter informações sobre ele e melhorar suas políticas para enquadrá-las dentro da expectativa do seu público;
- Oferecer conteúdos que sejam relevantes e altamente qualificados sobre os temas abordados, além de respeitar persona e a jornada da persona;
- Refletir em cada ação o posicionamento da empresa;
- Analisar, para entender, o comportamento das pessoas em seu site;
- Utilizar as Redes Sociais de forma assertiva, integradas às estratégias do seu negócio;
- Buscar oferecer serviços relevantes em seu site;
Para que tudo isso funcione, é preciso seguir os princípios do Marketing, como planejamento, posicionamento, identidade visual, plano de comunicação, atendimento, monitoramento da concorrência e controle dos resultados.
A visibilidade online não é uma finalidade, em si, mas um meio para o seu negócio alcançar os resultados desejados. Você não precisa estar em todas as Redes Sociais, mas nas Redes Sociais certas, falando para as pessoas certas, tendo qualidade e rotina bem definida, alinhada com os objetivos a serem alcançados.