Em algum momento, você já deve ter ouvido dizer que o Marketing Digital, o Marketing de Conteúdo ou o Inbound Marketing são a solução para todos os seus problemas em termos de marketing.
O propósito desse artigo não é vender o Marketing de Conteúdo como panaceia para todos os males e dúvidas relacionadas às suas políticas promocionais de marketing.
Pelo contrário: queremos que você perceba a importância de saber levar a mensagem pelo canal correto, de modo que ela chegue ao seu alvo.
Queremos, também, fazer com que perceba a necessidade de pensar suas políticas de marketing, inclusive as promocionais, no longo prazo.
Marketing e Marketing Promocional
Você pode ter alguma dificuldade com a profusão de conceitos contidos na introdução desse artigo. Vamos torná-los mais claros.
O marketing, como sabemos, é uma disciplina e uma orientação de negócios que tem como propósito aproximar empresas e consumidores, promovendo trocas justas e satisfatórias para ambos os lados, em que a empresa obtém o maior lucro e o cliente o maior valor: a satisfação plena de suas expectativas.
Atualmente, é comum dizermos que o propósito do marketing é entregar experiências excelentes ao consumidor. Não difere muito da definição anterior, uma vez que o reconhecimento da experiência altamente satisfatória por parte do consumidor é fator de lucratividade para o negócio, na medida em que, presume-se, esse se transformará em um cliente fiel à marca.
O Marketing Promocional é parte dessa experiência. São as múltiplas formas como a empresa se comunica com o seu público, de modo a atrair, provocar expectativa, educar, explicar e convencer.
O papel das mídias
As mídias são os canais por meio dos quais a empresa se comunica com seus consumidores.
Televisão, jornal, revista, outdoor, rádio e até algumas mídias digitais podem ser considerados meios tradicionais. Na verdade, o conceito de mídia é mais amplo. Um brinde com uma mensagem que faça alusão à marca ou a algum produto é uma mídia.
A camisa de um clube, uma federação ou um atleta olímpico é uma mídia na medida em que expõe uma marca patrocinadora. Essa mídia serve para promover o patrocinador.
Cada tipo de mídia é adequado a um tipo e mensagem e atinge um determinado público. O grande desafio, como veremos a seguir, é escolher as mídias certas para distribuir seu orçamento de Marketing Promocional.
Os três passos para tomar a decisão certa
1- Defina seu público e faça um mapeamento de mídia que permita identificar as melhores formas de chegar até ele!
Não há outra forma de definir o seu público que não seja fazer uma pesquisa de mercado e consumidor para poder quantificá-lo, situá-lo geograficamente, entender seus hábitos de compra, seus valores e suas influências.
Quando falamos de suas influências, temos um dado chave para a nossa questão, que diz respeito sobre as mídias que ele busca para se informar e colher influências para as suas decisões de compra.
Essa é a melhor forma de mapear as mídias de forma eficiente.
2 – Defina o orçamento promocional
O erro recorrente nos gestores de marketing é não dar a devida importância ao orçamento. Orçamento é uma poderosa ferramenta de planejamento. É preciso definir quanto a empresa pretende investir em marketing.
O passo seguinte é dividir esse orçamento pelas diversas campanhas. De posse do orçamento individual de uma campanha, você pode dar o passo seguinte, que envolve a escolha das mídias e a definição de quanto em recursos será investido em cada uma delas.
Apenas ressaltando que o orçamento promocional não é o mesmo que orçamento de marketing. O orçamento de marketing é dividido entre promoção, tecnologia, pesquisa, etc.
3 – Prepare um planejamento de comunicação com base nas metas previstas para o período, o custo e o alcance das mídias com relação ao seu público.
Agora que já conhecemos o público, sabemos por quais mídias chegar até ele e quanto temos disponíveis para esse empreendimento, é só fazer uma análise ao cabo da qual consigamos alinhar:
- Metas e objetivos
- Mídias
- Distribuição do investimento
As metas e objetivos vale lembrar, são mensuráveis no tempo. Isso quer dizer que há um prazo para alcançá-los.
É claro que não estamos falando de uma coisa simples. Estamos falando de planejamento. A boa notícia é que o planejamento pode ser revisto com os resultados.
É aqui que entramos na questão do Marketing de Conteúdo x Mídias Tradicionais.
Não existe essa oposição. O que existe é a complementação e a adequação das escolhas aos recursos.
Algumas mídias, digitais ou não, atendem a demandas de curto prazo de uma forma satisfatória. Se você vai lançar um produto de consumo de massa e quer posicioná-lo rapidamente na mente do consumidor e no ranking de vendas, terá que investir pesado em mídias que atinjam rapidamente um grande número de consumidores. Podemos incluir nesse mesmo pacote a publicidade na TV e no Google Adwords.
O que essas mídias têm em comum? São caras.
O papel e a força do Marketing de Conteúdo
O Marketing de Conteúdo é barato? Sim, é uma das alternativas mais baratas. Você constrói um blog, cria páginas nas redes sociais, contrata uma agência para produzir conteúdo e fazer o SEO e tem um custo mensal baixo.
Como não existe solução mágica, é preciso ter a consciência de que os resultados também não serão imediatos. É preciso estar consciente de que o conteúdo atrai as pessoas certas para o seu site, mas é preciso saber trabalhar esse público corretamente na hora da decisão de compra.
O importante a ressaltar é que o Marketing de Conteúdo é uma ferramenta poderosa de atração, que disponibiliza para o público conteúdo que tenha relação com o seu negócio, atraindo as pessoas certas.
Ele permite que a experiência do cliente – lembra-se dela? – comece muito antes da compra, o que significa ter a oportunidade de encantá-lo ao longo de um processo que levará a ela.
O Marketing de Conteúdo é, acima de tudo, um serviço que você presta ao cliente, entregando a ele informação e esclarecimento, podendo gerar um relacionamento empresa-cliente que antecede a própria compra.
Leve-se em consideração, no entanto, que chegar à primeira página dos mecanismos de busca da internet não é nada fácil, logo é preciso diversificar seus canais de divulgação, o que implica ter ampla atividade nas diversas redes sociais