Vivemos um momento em que é difícil imaginar nossa vida sem os aplicativos de celular e forma rápida com que eles permitem que nos comuniquemos. No meio de tudo isso surgiram os emojis.

Mas será que sabemos a hora certa de usá-los? E no trabalho? Será que estamos usando emojis de maneira profissional e divertida?

Com as redes sociais no geral cada vez mais presentes na atuação profissional de muita gente, o uso dos emojis tornou-se quase que uma obrigação.

Eles servem para dar mais empatia a uma mensagem, deixa-la mais leve ou mais assertiva.

Se você ainda não utiliza é bom começar a pensar na ideia, pois os emojis podem servir a uma estratégia bem interessante de criar uma comunicação com os clientes.

Mas lembre-se, o importante é que você os use de maneira divertida, mas sem deixar de ser profissional.

 

Usando Emojis de Maneira Profissional

Emojis é o nome que se dá às representações de ações, emoções e objetos na forma de imagens.

Na tela do celular eles surgem aos montes e, todos os dias, novos vão surgindo.

 

Posso usar emojis para fazer marketing digital?

Sim. Você pode e deve usar os emojis no marketing digital, mas com parcimônia.

As representações gráficas servem para facilitar a interação, deixando a comunicação mais leve, mas isso não pode chegar ao ponto de se tornar banal.

Para você ter uma ideia, só no Instagram quase metade das postagens tem emojis como legenda. No Facebook, no Twitter e no WattsApp a coisa é igual.

 

Como conseguir emojis novos

Já passou por sua cabeça que outras pessoas estão usando emojis que você nunca viu na vida?

Pois é, isso acontece porque algumas pessoas vão direto às fontes dos emojis e, a partir daí, conseguem se destacar.

Se você está usando emojis no seu negócio ou pretende usar, indicamos aqui algumas formas de conseguir alguns novos.

 

Usando emojis de maneira profissional

 

PiliApp

O site do Polapp conta com uma infinidade de emojis que você pode simplesmente copiar e depois colar onde quiser.

Além disso, tem também uma página destinada exclusivamente a símbolos para o Twitter.

 

Flat Icon

Outro site que também conta com uma grande quantidade de emojis pra baixar.

Você pode encontrar pacotes completos e também baixar ícones em svg ou png.

 

Get Emoji

Assim como os outros, é um site onde você encontra emojis e pode copiá-los e depois colá-los onde quiser.

 

Emoji Keyboard

Nesse caso a coisa é um pouco diferente.

Esta é uma extensão do navegador Google Chrome e com ele instalado você pode acessar um teclado virtual para usar muitos emojis e algumas outras ferramentas.

Basta procurá-lo no Chrome Web Store e instalá-lo no seu computador.

 

Como saber se estou usando emojis de maneira profissional?

É importante que você saiba que os emojis fazem parte da sua estratégia de marketing mais divertida e descontraída.

Ou seja, entre as várias formas que você usa, os emojis estão naquela parte que trata do seu negócio de forma mais engraçada.

Normalmente você pode utilizar emojis nas postagens, nos e-mails marketing, em troca de mensagens e outros, desde que haja espaço para uma resposta mais descontraída.

Nas redes sociais, por ser um local comumente mais conhecido pela desconcentração, a utilização tende a exigir menos seriedade.

 

O emoji cumpre uma função na mensagem

Precisamos entender que quem está usando emojis apenas por acha-los visualmente interessantes está agindo errado.

Isso porque as figuras cumprem uma missão na mensagem que passamos e devem ser adequadas aos nossos interesses e emoções que queremos passar.

Por isso também se diz para evitar o uso dos emojis em conversas mais sérias, pois, por tratar-se de forma ligada a descontração, pode levar a um entendimento errado de quem receber um rosto feliz, por exemplo, em meio a uma discussão de muita seriedade.

 

Usando Emojis

 

Conheça o seu público

É por isso que é tão importante conhecer o seu público e a forma com que ele foi construído.

A persona é muito importante para que você defina sua estratégia e as formas que usará os emojis.

Outra coisa importante é observar o comportamento das pessoas e a maneira como elas reagem à postagens mais divertidas.

O que você procura é engajamento como meio para conversão em oportunidades de venda, então é preciso estar atento.

 

Emoji como gatilho

Nós vimos que quem está usando emojis sem saber os motivos está errado e agora você entenderá o porquê.

Em um e-mail marketing, por exemplo, o emoji pode ser utilizado como gatilho para chamar a atenção de determinado ponto.

Por isso é importante que o emoji utilizado esteja alinhado com o assunto do qual você está falando.

Alguns estudos, inclusive, apontam que quando há utilização de emojis, o open rate tende a aumentar em quantidade considerável, acima de 50%, quando comparado a outros, no qual só há textos.

 

Seu foco deve ser o engajamento

Como você pôde ver, os emojis não são apenas carinhas bonitas que colocamos nas nossas mensagens, mas têm também funções específicas e que podem servir para melhorar nosso desempenho profissional.

Lembre-se sempre que a ideia primordial é gerar mais engajamento com seu público, fazendo com que ele se sinta mais à vontade diante de você.

O engajamento é fator preponderante para que você tenha sucesso nas redes.

Além disso, quanto mais as pessoas se sentem atraídas pelo que você posta, mais elas compartilham e mais chances você tem de conseguir alcançar mais pessoas.

 

Seja profissional, mas divirta-se

Você pode ter chegado até aqui achando que estava usando emojis de forma equivocada ou que, agora, passará a utilizá-los mais vezes, em várias das suas comunicações. Não importa.

O que realmente é importante é que você conheça essas possibilidades e as adeque às suas necessidades.

Acima de tudo, é de extrema importância que você reflita no seu trabalho o amor que você vem empenhando nele.

Então, use os emojis de maneira profissional sim, mas não se esqueça também de que eles servem para trazer mais leveza e aproveite isso.

Usando emojis ou não, seja feliz. A vida já é pesada demais para não podermos usar um rostinho feliz quando precisamos.