É preciso entender cada estratégia de marketing digital para aplicá-las de forma correta. Nesse artigo você conhecerá quais são elas e de que forma podem melhorar o desempenho do seu negócio na web.
Entenda cada estratégia de Marketing Digital
Inbound Marketing
O Inbound Marketing – também conhecido como marketing de atração – é uma técnica que coloca o foco principal no cliente. Tem sido bastante aplicada e através dos cases de sucesso, percebe-se que gera bons resultados em empresas de segmentos diferentes.
Nessa metodologia, há um estímulo para a produção de conteúdo, de forma que isso aproxime a marca de seu consumidor, construindo um relacionamento entre os dois.
Contudo, esse conteúdo precisa agregar valor ao cliente, de modo que ele enxergue a sua marca como uma influência no ramo.
Uma das vantagens dessa prática é a segmentação de clientes. Isso porque atua por meio de um funil de vendas, em que o processo vem se afunilando de cima para baixo, respeitando os seguintes comandos:
- Atrair;
- Converter;
- Relacionar;
- Vender;
- Analisar.
Assim, o conteúdo produzido terá aspectos diferentes para cada nível. Ou seja, uma abordagem para o nível de atração será diferente daquela usada para clientes que já realizaram uma compra.
Enquanto em um cenário a ação principal será de chamar atenção de um potencial consumidor, no outro a medida é ouvir as opiniões dele e torná-lo fiel a sua marca.
Marketing de Conteúdo
O Marketing de Conteúdo se concentra na produção de um conteúdo que seja útil para seu público-alvo. Nessa estratégia, a marca conhece as demandas e problemas de seus clientes e nesse sentido, oferece um material que venha ajudar a solucioná-lo.
Em uma análise superficial, podem-se entender os conceitos de Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing como a mesma coisa, mas não é bem assim. O primeiro está relacionado a atrair as pessoas para uma oferta, trocar essa oferta por seus dados e educá-las até que se tornem clientes.
No entanto, esse processo depende d o Marketing de Conteúdo, pois não há como gerar clientes sem um material de qualidade.
SEO
O SEO também é uma estratégia de marketing digital bem conhecida. É a sigla para Search Engine Optimization (SEO) e é conjunto de ações que otimizam o conteúdo de uma página da web (site). Desse modo, ficará melhor colocada em sites de busca, como o Bing ou Google.
Há alguns requisitos que fazem os mecanismos dos sites de busca posicionarem melhor uma página. Isso é importante porque as páginas que aparecem no topo das buscas recebem mais acesso do público.
Por isso, preste atenção nesses fatores:
- Demonstrar conhecimento sobre o assunto;
- Investir para que as páginas tenham um baixo tempo de carregamento;
- Ocorrência satisfatória da palavra-chave;
- Conteúdo autoral;
- Links internos e externos;
- Escaneabilidade;
- Páginas responsivas;
- URLs amigáveis.
Redes Sociais
Hoje em dia é muito difícil encontrar alguém que não esteja presente em pelo menos uma rede social. Assim, essa estratégia de marketing digital propicia uma aproximação do seu consumidor, oferecendo um canal de comunicação dinâmico e eficiente.
Essa troca pode ser realizada de forma criativa, visto as inúmeras ferramentas existentes nas redes sociais. Uma estratégia muito utilizada hoje em dia é se apropriar do internetês para ter mais contato com o público, se utilizando de memes e assuntos virais das redes para trazer um diálogo mais autêntico e segmentado.
Site e blog
Uma estratégia de marketing digital bem conhecida e consolidada é a criação de sites ou blogs para um negócio.
Apesar das redes sociais serem um excelente canal de comunicação, é preciso ter um meio mais sólido para expressar as informações que seu empreendimento deseja.
Isso porque nos sites e blogs, há um espaço maior para desenvolver conteúdo, que farão total diferença para a autoridade da sua marca. Além do mais, por meio de ferramentas de análise de desempenho, é possível ter acesso aos conteúdos mais acessados, fornecendo informações importantes sobre as preferências do seu público.
Produção de vídeo
Com o crescimento do uso do YouTube e de aplicativos como o TikTok, o uso de vídeos para o marketing pode ser uma boa alternativa. Isso porque oferece uma forma dinâmica e criativa de transmitir uma informação.
De acordo com a Video Brewery , 80% das pessoas se recordam de ter visto pelo menos um anúncio em vídeo nos últimos 30 dias. Desses 80%, 46% disseram buscaram conhecer mais a marca depois do anúncio.
Dessa forma, para quem sabe utilizar essa técnica, é possível conquistar potenciais clientes e alcançar métricas bastante satisfatórias.
Links patrocinados e Mídia paga
Já esbarrou com alguma marca que você não conhece ou acompanha, mas que sempre aparece no seu feed das redes sociais? Ou já reparou no posicionamento de alguns produtos no Google e em como eles ficam em destaque?
Esses são alguns exemplos dos links patrocinados e de mídia paga. Ou seja, as marcas pagam um valor por essas posições, de forma que tenham uma maior relevância nas buscas por produtos similares aos que comercializa.
O Instagram e Facebook são exemplos de mídias sociais que possibilitam o patrocínio de posts. É comum ver nessas redes algumas publicações etiquetadas como “patrocinado”.
Agora que você já conhece cada estratégia de marketing digital, que tal começar a aplicá-las nas suas publicações?