Alguns empresários preferem investir sua produção de conteúdo toda no Instagram, outros, no Google.
Qual dos dois está certo ou errado?
Uns podem dizer que nem um, nem outro. Pois a escolha de onde se quer aparecer é de cada empresa, certo? Errado!
A estratégia mais eficaz, no nosso ponto de vista, é investir tempo na produção de conteúdo nos dois lugares, pois um complementa o outro.
Hoje você vai aprender a diferença entre Google e Instagram, e quando apostar em cada um de forma eficiente.
Como o Google pode ajudar a minha empresa?
Antes de falarmos mais da diferença entre Google e Instagram, vamos relembrar alguns pontos importantes do Google.
Vale lembrar que o nosso amiguinho aqui é a maior rede de pesquisas do planeta, além de ser o site mais acessado do mundo.
Tudo que você pesquisa, está nele. Incluindo pesquisas escolares, acadêmicas, gastronômicas; além de encontrar endereços, estabelecimentos, telefones…
A gama é tão vasta que poderíamos ficar horas a fio digitando todos os recursos dele. Hoje, é muito difícil crescer em larga escala sem estar com o Google Meu Negócio (GMN) da sua empresa muito bem estruturado.
Você sabe o que e onde os seus clientes estão falando de você?
Portanto, não é difícil perceber que, sem trabalhar com o Google ao seu favor, fica mais difícil aparecer nas primeiras pesquisas do site e, consequentemente,ganhar destaque.
Vamos a um exemplo prático?
“Vamos supor que você seja o proprietário de uma padaria. Como você acha que alguém pesquisaria sobre isso no Google? Talvez, palavras-chave como “padaria + nome da cidade”, “pão quentinho”, “pão doce caseiro”, ou similares, certo?”
“Mas seu concorrente, que está com tudo bem estruturado, aparecerá em primeiro lugar da pesquisa, junto com suas avaliações e fotos.”
“Por outro lado, você, que sequer configurou o seu perfil no GMN, não apareceu. Quem será que vai conquistar esse cliente?”
Quando a pessoa pesquisa algo no Google, ela está com a intenção de compra, a probabilidade de ele ser fidelizado a partir dali é altíssima.
Logo, percebe-se aí a real diferença entre o Google e Instagram. Enquanto um vai despertar o desejo (redes sociais de forma geral), o Google já vai dar resultados para a intenção de compra do cliente.
Como o Instagram pode ajudar a minha empresa?
Você deve estar se perguntando: “se o Google é tão importante, por que vou gastar meu tempo no Instagram?”
Lembra do que falamos no início do texto? Nenhum é superior ao outro, na verdade, os dois se complementam.
Não caia na paranoia de que Google e Instagram concorrem pela sua atenção, você precisa se dedicar aos dois locais de forma proporcional à sua demanda.
No Instagram, você criará o seu branding. Reforçará o nome da sua marca, usando a identidade visual a seu favor.
Mostrará seus produtos com frequência, fará posts irresistíveis, quebrará certas objeções do seu possível cliente.
Ou seja, despertará o desejo de compra. Até porque, as pessoas costumam não dar tanto crédito para empresas que não utilizam redes sociais, já que este também é um meio que o cliente usa para avaliar uma empresa, clínica, restaurante, lojas e afins.
Qual a principal diferença entre Google e Instagram?
Depois de tudo lido, fica mais fácil entender a diferença entre o Google e Instagram.
Vamos tentar traçar o caminho do cliente até chegar no WhatsApp da sua empresa para finalizar a compra?
É o seguinte. Mariazinha está distraída rolando o feed do Instagram, quando, de repente, vê um post de uma amiga falando de uma bolsa incrível que comprou na sua loja.
Ela, muito interessada no produto, pesquisa o nome da sua loja no Instagram. Lá ela olha o seu feed, vendo fotos de outros produtos, os destaques com a explicação de como cuidar e manter a bolsa sempre limpa. Os estão mostrando mais da loja, do dia a dia das funcionárias no estabelecimento… está tudo completo.
Como o perfil está extremamente organizado, dinâmico e explicativo, contribuiu para que o desejo de compra despertasse em Mariazinha.
O que ela faz a seguir? Exatamente, pesquisa o nome da sua empresa no Google.
Ela aparece em primeiro lugar na rede de pesquisa, o seu Google Meu Negócio está bem administrado, todos os comentários estão respondidos, incluindo os de feedback negativo
A página está com o horário de funcionamento correto, Google Maps sincronizado, telefone certo…
Se no Instagram você despertou o desejo de compra, aqui no Google, ela já está na intenção de finalizar a compra caso encontrasse coisas positivas sobre sua empresa, e adivinha só, conseguiu.
Interessante, né? Se você puxar na memória, com certeza vai perceber que também possui esse padrão de comportamento
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