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Impulsionando sua performance digital

Ao longo dos anos, a forma de fazer marketing mudou bastante. A internet tomou espaço e se tornou um lugar com muito potencial de vendas. Sendo assim, saiba o que é performance digital e algumas estratégias que podem trazer visibilidade pra sua marca.

Hoje em dia a jornada de compra é muito maior e mais complexa que na era sem internet. O consumidor, que é bem mais exigente, precisa conhecer, entender e criar um relacionamento com a marca para uma compra e fidelização.

Para isso, precisa visualizar a sua empresa no cenário digital, que é onde as pessoas mais permanecem hoje em dia. Então, além da visibilidade, é vital garantir que essa presença seja efetiva para converter clientes potenciais e ter sucesso com suas vendas.

Nesse sentido, confira o artigo e entenda como ter uma boa performance digital para garantir cada vez mais resultados excelentes.

Antes de tudo: o que é performance digital?

A performance digital consiste nos resultados que se obtém por meio de estratégias de marketing. Quando as medidas são aplicadas de forma correta e efetiva, pode trazer:

  • Vendas – a última etapa da trajetória de vendas e também a mais importante;
  • Geração de leadspotenciais clientes, pessoas que demonstraram interesse em seu conteúdo/produto;
  • Cliques na página – quantidade de pessoas que acessam seus portais de comunicação e as áreas mais visualizadas.

Desse jeito, as medidas do marketing de performance são totalmente direcionadas para a geração de resultados. Isso porque elas ajudam a entender como o cliente se relaciona com uma marca através de algumas métricas.

Por meio dessas estratégias, então, é possível saber:

  • Quantas vezes e para quem determinado conteúdo foi exibido;
  • Se o indivíduo clicou em algum link;
  • Quantas vezes seu site foi acessado;
  • Se uma compra foi finalizada ou não;
  • Quais áreas do seu site recebem mais atenção do usuário;
  • Quais areas são menos visualizadas;
  • Tempo de permanência na página.

Entenda a jornada do usuário 

Em primeiro lugar: a jornada do usuário começa com o conhecimento da marca. É nesse momento em que ele percebe que necessita de um produto ou serviço seu. Sendo assim, surge a importância de ter um conteúdo online de alto padrão para guiá-lo até a resolução de seu problema.

Em seguida, vem a exploração, momento em que é necessário estudar o estratégias de engajamento para esse cliente em potencial. Aqui entram os conhecimentos de inbound marketing, de modo que atraia aqueles que veem na sua marca uma possibilidade de resolução para seus problemas.

Então, chega o momento de tomada de decisão. Nesse ponto, você deve amadurecer as soluções propostas para leads, de modo que o impulsione a tomar as decisões de compra.

Quando chega nesse patamar, é necessário fidelizar esse cliente, de modo que ele retorne quando a necessidade surgir de novo. Ou até mesmo recomendar seu produto ou serviço. 

Impulsionando sua performance

Ferramentas para mensurar o desempenho e a performance digital

Agora que você já sabe o que é performance digital, conheça algumas ferramentas de marketing que podem te ajudar a melhorá-la.

Mapas de calor

Os mapas de calor (do inglês heatmaps) são representações gráficas que exibem as áreas que tiveram mais ou menos atividades em uma página.

Dessa forma, as métricas são indicadas por meio de uma escala de cores que, geralmente, vai do vermelho (mais quentes – mais acessos) ao azul (mais frios – menos acessos).

É uma ferramenta valiosa para interpretar como funciona o desempenho da sua página. Ademais, esse recurso está ligado a experiência do usuário.

Do inglês user experience, são questões relativas à interação do usuário com um determinado produto, sistema ou serviço. O resultado, então, gera uma percepção positiva ou negativa. Assim, é possível:

  • Entender a jornada do usuário
  • Perceber possíveis melhorias – entender quais áreas precisam de melhorias
  • Gerar mais pontos de conversão
  • Reduzir a taxa de rejeição – taxa de rejeição é abandono de uma página antes de consumir todo conteúdo.

Google Analytics

O Google Analytics é um serviço que monitora o tráfego de um site. Assim, seu principal objetivo é analisar como os usuários se comportam, fornecendo dados importantes para medir o desempenho.

O administrador pode ter acesso a relatórios diários, semanais e mensais, de forma que seja possível mediar o impacto de seu conteúdo e de suas campanhas.

Dessa forma, será importante para entender quais passos tomar em cada momento no que se refere à jornada de compra de um possível cliente.

Por meio do Analytics, você pode acompanhar dados importantes, como os visitantes que acessaram seu site só uma vez e os que retornaram. Esse dado, por exemplo, te fará buscar entender o que faz um usuário retornar e investirá em medidas nesse sentido.

Chatbots

Um chatbot é um software que pode estabelecer uma conversa com um usuário humano em linguagem natural. Funciona em aplicativos de mensagens instantâneas, como WhatsApp e Telegram.

A maior vantagem dessa ferramenta é dar suporte de forma eficiente aos clientes, diminuindo a necessidade de manutenção de uma equipe de atendimento.

Agora que já conhece meios de melhorar a sua performance digital, que tal aplicar essas medidas no seu marketing? Assim poderá impulsionar suas campanhas e ganhar mais visibilidade. Aproveite!

Oto Alvarenga

Oto Alvarenga

Empreendedor, Especialista em Marketing Estratégico e Fundador da Marketing X Digital®

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