Com o avanço das possibilidades de venda online e os avanços da internet, as estratégias de venda tiveram que se modificar. Nesse sentido, entenda o que é marketing digital e por que essa forma de comunicação com o cliente tem dado certo.
O grande trunfo do marketing digital é oferecer ao cliente um espaço de fala, de trocas. Com a forma de impulsionar campanhas antigamente, só o anunciante ocupava esse papel, ou seja, a comunicação era apenas numa via.
Esse novo espaço atrai o consumidor, que encontra um lugar em que tornará suas necessidades conhecidas: ele tem voz. Além disso, dará a possibilidade para o vendedor ou produtor de melhorar ainda mais seu produto com base nas demandas (e feedback) de seu público-alvo.
Nesse texto, você aprenderá o que é marketing digital e conhecerá suas principais vantagens. Dessa forma, será possível entender os principais conceitos e como devem ser aplicados nos negócios.
O que é marketing digital?
Nos anos 90 foi quando a internet começou a se estabelecer e se desenvolver como um intermédio para comunicação. O conceito de marketing digital surge nessa época, mesmo que de início tenha sido usado para especificar o tipo de publicidade que começava a surgir.
Contudo, foi a partir dos anos 2000 que realmente tomou forma, por conta do surgimento de novas ferramentas. Ao longo do tempo, esse conceito saiu do status de uma mera ferramenta para uma aplicação essencial nos negócios de uma empresa.
Sendo assim, marketing digital se refere a um conjunto de ações desenvolvidas na internet por uma empresa, com o intuito de consolidação da marca, atração de clientes e construção de um canal de interações entre os dois.
Hoje em dia, uma empresa que não tem atuação online praticamente não existe. O marketing digital traz essa solução e ainda se constitui como uma maneira do consumidor conhecer melhor aquela marca.
Assim, um potencial cliente poderá entender o posicionamento de uma empresa sobre certo acontecimento, algo que é muito valioso nos dias de hoje. Ademais, ainda é possível receber feedbacks sobre produtos e vendas de forma dinâmica.
Entre as ações praticadas dentro do marketing digital, é possível citar conceitos como Marketing de Conteúdo, SEO, Inbound Marketing, Gestão de Mídias Sociais e etc.
Mas no que o Marketing Digital pode me ajudar?
Algumas empresas podem passar por problemas no marketing e ter um pouco de dificuldade em assimilar em que reside suas falhas. Às vezes, é o caso de insistir em velhos formatos de vendas, por conservadorismo ou falta de conhecimento em novas técnicas.
Assim, o Marketing Digital pode ajudar nos seguintes problemas:
- Baixo número de vendas;
- Baixa satisfação de clientes;
- Desconhecimento sobre o público-alvo;
- Dificuldade de testar ou emplacar novos produtos;
- Dificuldade em criar novas campanhas;
- Pouco engajamento nas ações de marketing.
Quais as vantagens do Marketing Digital?
Agora que você já sabe o que é marketing digital e quais soluções oferece, é importante entender suas vantagens. Hoje em dia, não é algo que seja dispensável, a presença de uma marca nas redes é um fator bem relevante para seu sucesso.
Interação em tempo real com o cliente e determinação do público-alvo
Um dos pontos importantes no marketing digital é a Gestão de Mídias Sociais. Por meio delas, é possível estar mais perto dos clientes, recebendo feedbacks acerca de seus produtos e informando-os sobre eles.
Além disso, é possível colocar em jogo as convicções da sua empresa, direcionando suas ações para o público-alvo que possui.
Um exemplo disso são as empresas de cosméticos que adotam a linha cruelty-free. Esse nome indica que a fabricação daquele produto não contou com qualquer ação que prejudicasse animais.
Uma empresa que identifica em seu público-alvo esses ideais pode pensar em adotá-los. Também pode investir em campanhas que deixem esse aspecto sobre sua produção em destaque, de forma que alcance ainda mais pessoas que possuem o mesmo princípio.
Maximização do alcance
Quando se entende o que é marketing digital, é possível perceber a possibilidade de alcance que ele pode gerar. Isso porque não existe limites para uma campanha divulgada na internet, pode chegar em lugares inimagináveis. Dessa forma, pode atingir os reais e potenciais consumidores.
Porém, isso traz um alerta sobre o cuidado com o conteúdo compartilhado nas redes. Do mesmo jeito que pode impulsionar uma marca, uma posição mal colocada pode sujar bastante sua imagem. Por isso, é necessário investir em uma frente de marketing digital responsável e eficiente para evitar esse tipo de situação.
Ferramentas de controle de desempenho em tempo real
É possível contar com ferramentas precisas para verificar o andamento das campanhas, tanto em sites quanto nas redes sociais. Logo, é possível aprimorar ou mudar a abordagem de acordo com a aceitação do público, gerando mais engajamento.
Vale lembrar que isso tudo é feito de forma simultânea, diferente de outros veículos de informação que demoram mais tempo para acessar suas métricas. Esse é um recurso e tanto para qualquer empresa.
Agora que você já sabe o que é marketing digital e quais são as suas principais vantagens, que tal começar a aplicá-lo nos seus negócios?