A internet modificou a arte de conseguir clientes e ter sucesso nos negócios. Por isso, é importante estar atento às novas ferramentas de marketing para construtora, que agora tem como base o ambiente digital e pode promover ótimos resultados.
Já ouviu a máxima de que “quem não é visto não é lembrado”? Na web isso é uma verdade ainda mais fatal. Se a sua construtora não tem uma presença solida na internet, por meio de sites, blogs e mídias sociais, ela pode estar perdendo muitas oportunidades.
Vamos considerar um cenário hipotético: uma determinada pessoa deseja realizar a construção de uma estrutura, mas não sabe muito sobre o assunto. Ela quer entender que tipo de serviço a sua construção vai demandar e quais as implicações desse empreendimento.
É nessa hora que é importante ter uma presença marcada nas redes. Isso porque hoje em dia as pessoas procuram a internet para tudo, se encontrarem sua construtora lá, poderá sanar as dúvidas por meio de um conteúdo que seu site ou blog teria, por exemplo.
Assim, o seu negócio cresce com um q de autoridade, além de fortalecer a ideia sobre a sua atuação no ramo. Você pode acabar se tornando uma das opções do cliente, ou até mesmo uma escolha efetiva já nos primeiros contatos.
Aqui na Marketing X fizemos toda essa construção para o Grupo Concrenorte.
Não há uma receita de como ter sucesso nos negócios hoje em dia, mas há estratégias que estão sendo usadas por muitas empresas e tem gerado resultados. Nesse sentido, confira algumas dicas para impulsionar o seu negócio e ganhar mais visibilidade.
Como fazer marketing para construtoras
O marketing para construtoras deve ser uma medida pensada para longo prazo. Isso porque a compra de um apartamento ou orçamento para a construção de um imóvel não são decisões que são tomadas instantaneamente. Ou seja, são compras caras.
Dessa forma, as estratégias devem considerar a entrega de um conteúdo focado para a conversão de clientes. Pense nas dúvidas que seu público possui, dos problemas que enfrentam em todos os processos que envolvem seu ramo e atue em cima dessas questões.
Pensando nisso, traçamos algumas estratégias para que você possa aprimorar o marketing da sua construtora. Confira:
Estabeleça canais de comunicação eficientes
É importante no marketing para construtoras ter meios para comunicar, tanto acerca de seus serviços e atuação, quanto acerca de suas posições e ideais. Com o advento da internet e dos canais de interação digital, a relação cliente x empresa mudou bastante.
Hoje em dia não basta apenas receber a indicação de um bom serviço, é necessário ter certa identificação com os ideais da empresa. Além disso, no marketing para construtoras também urge a importância das redes sociais. Isso porque são uma forma dinâmica de manter a comunicação com seus potenciais clientes.
As redes sociais oferecem possibilidade de uma interação menos burocrática e mais rapidez em informar. Por meio dela, é possível ter acesso a feedbacks, responder dúvidas específicas com seu público por meio de um atendimento especializado e particular.
Foque nas técnicas de SEO no marketing para construtoras
No que se refere ao marketing para construtoras, uma dica primordial é entender e aplicar as técnicas de SEO. Essa sigla significa Search Engine Optimization e é um conjunto de estratégias que ajudam a melhorar o posicionamento de um site quando ele aparece nas buscas.
Mas por que isso é importante? Quando o usuário procura um conteúdo na internet, é natural que ele clique nos primeiros resultados da busca. Entende-se que aqueles espaços são ocupados por referências no assunto em pesquisa.
Portanto, ao pesquisar serviços e informações necessárias para o conhecimento acerca de algo, se o seu site estiver bem posicionado, ele será um dos primeiros a receber acesso. Lembre-se: um bom conteúdo caminha lado a lado com as técnicas de SEO.
Quanto mais bem estruturado for o site, unindo coisas como:
- Autoridade de domínio – uma métrica que auxilia na análise do nível de relevância de um site quando comparado com outros;
- Boa velocidade – páginas que demoram muito no carregamento tendem a perder acessos;
- Layout simples e responsivo – para fornecer ao usuário uma boa experiência, de modo que sua página seja uma referência no assunto quando precisar encontrá-lo. Isso porque o usuário vai saber onde está cada informação que precisa;
- Conteúdo de valor – textos, vídeos e imagens que venham solucionar um problema de um potencial cliente, fazendo com que seu negócio ganhe autoridade no ramo;
- Tamanho do conteúdo – um bom conteúdo também precisa ter o tamanho correto com base no tipo de abordagem utilizada;
- Uso satisfatório de palavras-chave, tanto nos títulos, quanto no conteúdo.
Considere investir em links patrocinados
No marketing para construtoras, o uso de links patrocinados pode trazer bons resultados. Sendo assim, esses anúncios em forma de texto podem ajudar a atrair potenciais clientes. Esses links possuem quatro tipos:
- CPC: custo por clique, o anunciante paga a cada novo clique;
- CPM: custo por mil impressões, o anunciante paga a cada 1.000 views na publicação;
- CPA: custo por ação, o anunciante só paga quando o usuário faz alguma ação;
- CPV: custo por visualização, o anunciante paga um valor por cada pessoa que viu o post.
Depois de conhecer algumas técnicas de marketing para construtoras, que tal começar a investir em seu negócio?